O processo de materialização de ideias arquitetônicas envolve levar em conta vários fatores construtivos, econômicos e outros que, de uma forma ou de outra, acabarão tendo um impacto na qualidade de vida de seus futuros habitantes ou usuários. Alcançar o maior conforto térmico em espaços internos com o menor impacto ambiental possível é apenas um dos objetivos que os profissionais da arquitetura enfrentam ao projetar e definir os materiais que irão acompanhar seus projetos.
Mas afinal, quais materiais podem ser utilizados para conseguir a menor manutenção possível dos edifícios? Que estratégias podem ser desenvolvidas para que a passagem do tempo não prejudique as construções? Como é possível pensar em casas que, a partir de seus materiais, são capazes de durar no tempo e manter sua qualidade?
A seguir, apresentamos uma série de casas dentro dos diversos territórios argentinos que foram projetadas em sua concepção material para exigir o mínimo de manutenção possível a fim de, mesmo com o passar dos anos, continuarem a atender às necessidades de seus habitantes.
Casa La Escocesa / DUB Arquitectura
- Localização: Veinticinco de Mayo, Província de Buenos Aires, Argentina
- Ano: 2022
"Baixa ou nenhuma manutenção foi o foco da escolha de materiais para o envoltório, tanto interna quanto externamente. Por esta razão, optamos pelo uso de chapas dobradas para o exterior e interiores dos banheiros, e compensados para os interiores".
Conheça mais sobre este projeto aqui.
Duplex San Lorenzo / Brat Arquitectos
- Localização: Córdoba, Argentina
- Ano: 2022
"Tanto a área externa quanto o interior foram projetados com materiais de baixa manutenção, incluindo a cor branca no piso superior para facilitar a manutenção para os novos proprietários ou inquilinos, pois é a tonalidade mais barata, de modo que há uma chance maior de que uma única cor seja mantida para o complexo".
Conheça mais sobre este projeto aqui.
Casa VV / Federico García Arquitecto + Juan Barbero Arquitecto
- Localização: La Plata, Provincia de Buenos Aires, Argentina
- Ano: 2022
“A casa foi projetada em concreto armado, tijolo apartente com junta horizontal e marcenaria de PVC com vidro DVH de alto desempenho. A escolha destes materiais não só representa uma linguagem, mas também reduz a manutenção ao mínimo e garante um envelhecimento muito bom.”
Conheça mais sobre este projeto aqui.
Casa H 01 / Pablo Dellatorre + Studio Brava
- Localização: Córdoba, Argentina
- Ano: 2022
“Com um estilo industrial moderno, esta casa de 270 metros quadrados propõe um estilo de vida descontraído, com materiais nobres e locais que permitem que ela seja desfrutada com manutenção zero.”
Conheça mais sobre este projeto aqui.
Casa no Paraíso / Cintia Colazzo + Adolfo Schlieper Arquitectos
- Localização: Ramallo, Província de Buenos Aires, Argentina
- Ano: 2021
"Para materializar a construção utilizou-se o concreto aparente procurando explorar as suas qualidades esculturais e ao mesmo tempo evitar quase por completo as manutenções posteriores na vida útil da casa. O concreto aparente serve como estrutura, fechamento e piso e não possui nenhum tipo de acabamento externo ou interno, respondendo ao carácter estereotômico e telúrico que consideramos para esta casa neste local."
Conheça mais sobre este projeto aqui.
Casa CRM / Primer Piso Arquitectos
- Localização: Guaymallén, Mendoza, Argentina
- Ano: 2021
"Em resposta ao orçamento apertado, o sistema de construção escolhido foi o mais tradicional, com tijolos feitos a apenas alguns quilômetros de distância e telhas de calcário que são coladas com cimento, em vez de usar cerâmica e cola. A estrutura de concreto foi deixada aparente. Uma subestrutura metálica também exposta e o telhado leve em chapas de termoplástico e espuma sem forro revelam a alma do telhado e tornam necessário trabalhar com as instalações aparentes, com bandejas galvanizadas do tipo industrial. A escolha do estúdio, que se repete neste trabalho, é por uma paleta de materiais que evita excentricidades e garante um envelhecimento nobre com custos mínimos de manutenção."
Conheça mais sobre este projeto aqui.
Casa PL / BILBAO | LOPEZ
- Localização: La Plata, Província de Buenos Aires, Argentina
- Ano: 2021
"Em busca de uma estética pura e simples, a casa foi materializada de tal forma que a estrutura de concreto armado fosse visível, e o desenho e distribuição dos espaços foram realizados seguindo a modulação dos painéis e as linhas marcadas pelas fôrmas. Isto permitiu não só menos manutenção e desperdício, mas também a fluidez espacial e a relação do espaço interior com a vegetação envolvente."
Conheça mais sobre este projeto aqui.
Casa E15 / Centro Cero
- Localização: Marcos Paz, Província de Buenos Aires, Argentina
- Ano: 2021
“Particularmente nesta obra, a lógica construtiva surge desde o primeiro momento, resultando em uma oportunidade de desenvolvimento de um sistema que combinasse materiais nobres, aparentes e de baixa manutenção que tolerassem a execução da obra em fases sucessivas. O resultado é uma casa que se define por esta lógica material, tanto nos seus módulos como nas suas instalações e equipamentos.”
Conheça mais sobre este projeto aqui.
Três casas e uma alfarrobeira / BALDIO ARQUITECTURA
- Localização: Córdoba, Argentina
- Ano: 2021
“Os materiais são sempre selecionados por nós de acordo com sua nobreza, baixa manutenção e expressão. Preferimos materiais rugosos por fora, que podem suportar as condições climáticas, e materiais mais polidos por dentro. As cores são muito neutras, brancos, cinzas e madeira clara, trazendo calor aos interiores.”
Conheça mais sobre este projeto aqui.
Casa bioclimática em Villa Parque Siquiman / APS/ Pablo Senmartin arquitectos
- Localização: Villa Parque Síquiman, Córdoba, Argentina
- Ano: 2021
"Os pisos são de madeira de pinho plantado especificamente para construção. A simplicidade foi ganhando as decisões técnicas procurando uma imagem única e sóbria que começa a se misturar com o perímetro florestal. O projeto é de baixa manutenção e feito com materiais reciclados locais. De alguma forma indo contra alguns valores do nosso tempo, pegando certas tradições, resignando-se na expressão exterior mas ganhando na qualidade interior, que no fundo é o que importa quando se trata de viver."
Conheça mais sobre este projeto aqui.
Casa em Candonga / Fomento Estudio
- Localização: Córdoba, Argentina
- Ano: 2021
"Concebida como uma casa distante de qualquer urbanização e com uso intermitente, é projetada principalmente no sentido de simplicidade construtiva e baixa manutenção. A base de pedra que une e estrutura a casa foi construído com alvenaria de pedra retirada da mesma propriedade. A partir dos níveis das vergas, as vigas e paredes de concreto aparente formam a estrutura para receber uma cobertura de telhas inclinadas com estrutura de madeira. Na parte norte do telhado inclinado, os painéis fotovoltaicos são dispostos para a geração de energia elétrica.”
Conheça mais sobre este projeto aqui.
Casa Atelier / LOMA Arq +
- Localização: San Lorenzo, Córdoba, Argentina
- Ano: 2020
"A imperfeição de seus materiais regionais, tais como os tijolos fundidos a alta temperatura produzidos localmente em fornos de barro, mistura-se com o concreto armado e o calor da madeira. Foram utilizados materiais de muito baixa manutenção, que se desgastam com o tempo e ajudam a economizar energia, uma vez que foram cuidadosamente selecionados após um extenso estudo climático."
Conheça mais sobre este projeto aqui.
Casa Amigo / Estudio Mono
- Localização: Merlo, San Luis, Argentina
- Ano: 2020
“A definição do material da casa está relacionada com; por um lado, a nobreza, expressão e baixa manutenção do tijolo a vista e do concreto e, por outro lado, a possibilidade de maximizar a conexão entre o interior e o exterior proporcionada pelo aço e pelo vidro."
Conheça mais sobre este projeto aqui.
Casa Bitelhaus / Alric Galindez Arquitectos
- Localização: Los Polvorines, Província de Buenos Aires, Argentina
- Ano: 2020
"No exterior, a casa é revestida por chapas brancas com sistema de painéis deslizantes que cumprem a premissa da baixa manutenção, proporcionando proteção da luz da manhã e isolamento à noite, além de fechar a casa facilmente quando não estiver em uso."
Conheça mais sobre este projeto aqui.
Casa FG / DIPA Arquitectos
- Localização: Província de Buenos Aires, Argentina
- Ano: 2020
“Atentos ao pedido dos proprietários de 'manutenção zero' a ideia foi utilizar materiais nobres que preservem as suas propriedades ao longo do tempo, como o aço corten e o concreto aparente.”
Conheça mais sobre este projeto aqui.
Casa Santina / Estudio Opaco
- Localização: Córdoba, Argentina
- Ano: 2020
“Externamente, o tijolo prevalece em todo o revestimento, inclusive como uma espécie de "tela" para intensificar a privacidade. O concreto é outro elemento que surge tanto no exterior, quanto no interior com o intuito de criar uma casa que perdure no tempo sem a necessidade de grandes manutenções e respeitando o meio ambiente e a sua localização.”
Conheça mais sobre este projeto aqui.
Casa Black / Juan Barbero Arquitecto
- Localização: Coronel Brandsen, Província de Buenos Aires, Argentina
- Ano: 2020
"Foi pretendido utilizar materiais nobres, crus, que tenham a menor manutenção possível e bom envelhecimento. O ferro nos proporcionou a esbeltez necessária para interferir minimamente com a vista. O concreto, a elasticidade que necessitamos para cobrir grandes luzes, e a rusticidade que combinada com a madeira nos dá a neutralidade que buscamos."
Conheça mais sobre este projeto aqui.
Casa Buen Orden / Guaresti/Altieri Arquitectura
- Localização: Pinamar, Província de Buenos Aires, Argentina
- Ano: 2020
"Ideia principal: manutenção zero. Todas as decisões partem desta premissa: concreto apartente como acabamento, as partes de alvenaria em preto, marcenaria em pvc preto. O uso de metal e madeira no exterior é completamente evitado, pois podem ser danificados pela proximidade com o mar e o ambiente salitroso."
Conheça mais sobre este projeto aqui.
Chacra 93 / Estudio V2 Arquitectos
- Localização: La Plata, Província de Buenos Aires, Argentina
- Ano: 2020
“O cliente pediu-nos uma casa de fim de semana de baixo custo, que mais tarde se tornaria a sua habitação permanente, então, optamos por utilizar materiais de baixa manutenção. O uso de concreto aparente predomina nas paredes, pisos, lajes e móveis fixos. Como fôrma das divisórias foram utilizadas tábuas verticais de pinho, que posteriormente foram tratadas e utilizadas como revestimento de fachadas."
Conheça mais sobre este projeto aqui.
Refúgio em La Paisanita / STC Arquitectos
- Localização: La Paisanita, Córdoba, Argentina
- Ano: 2020
“O projeto persegue um discurso de conscientização sobre a reciclagem, propondo uma solução sustentável que reutiliza diversos materiais em função de uma arquitetura austera, econômica e de fácil manutenção que se adapta às condições do terreno."
Conheça mais sobre este projeto aqui.
* Os textos são descrições enviadas pelos próprios autores dos projetos.